Diferenças culturais

19 07 2010

Bom dia Brasil (to me sentindo no Jornal da Globo de manhanzinha.. hahaha)

Voltando um pouco ao tema proposto do meu blog hoje irei falar um pouco mais da difernça cultural da Sérvia, ou seja, um pouco mais sobre o pensamento, os costumes, entre outros.

A Sérvia como poucos muitos sabem teve varios problemas, com guerras, problemas com a independência de Monte Negro, problemas com o governo dos EUA, entre outros. Por isso ela é marcada de certa forma pelo sofrimento de todos esses fatos ocorridos, e isso não faz tanto tempo.
Eu sei que não sou a melhor pessoa para explicar isso, pois por mais que muitos sérvios tentaram me explicar eu sinceramente não gravei tudo, e algumas coisas eu não compreendi mesmo, pois é muito mais do que pode parecer.

Porém o povo que vive aqui é um povo muito aberto, como já mencinei varias pessoas falam inglês, ou pelo menos um pouco, e por diversas vezes fui surpreendido pela hospitalidade, e companherismo deles. Claro que eles são Europeus, e tendem a ser mais “frios” se comparado à paises da america do sul por exemplo.

Alguma coisa que me chamou atenção aqui também, é que o tempo realmente é extremista.. muito frio (leia-se nevando) no inverno, e caramba estou no verão e a temperatura está atingindo 35°, 37°…

Uma coisa que eles (sérvios) falam, e realmente é verdade, aqui a maioria das mulheres são muito bonitas, parecem modelos, acredito que por volta de 90% são altas, magras e ainda se arrumam pra fazer qualquer coisa. Se vão ao supermercado, banca, trabalho ou para alguma festa sempre se arrumam praticamente do mesmo jeito.

Eu sei que não foi muito, mas terei que ficar por aqui..

Coloquei mais algumas fotos no meu album do picasa, caso alguém tenha o interesse só acessar: http://picasaweb.google.com/loiro314/Beograd

Um abraço brasileiro.

Frata


Ações

Information

9 responses

16 08 2010
Camila

Olá, Frata.

achei seu blog atraves de buscas googlísticas loucas.

Estou com MUITA MUITA vontade de ir pra fora do pais e gastar o minimo possivel. Já pesquisei vários programas, sites em diversas situaçoes e estou pesando tudo.

Gostaria de saber qual é a pontuaçao média de quem consegue viajar pela IAESTE? Voce sabe da pontuaçao de outras pessoas? pode dizer a sua?

Isso nao eh divulgado em canto nenhum… e é uma informaçao essencial pra saber quais sao as suas chances e/ou quanto esforço voce precisara dispender.

Se puder mandar isso pro meu email… vou ficar super grata! senao, volto aqui pra checar sua resposta.

thanks! espero q esteja aproveitando

19 08 2010
Frata

Bem, sobre a pontuação nenhum lugar fala porque: Todo ano é diferente, depente da pontuação dos outros.. pra compreender como funciona favor ler:

IAESTE

Inclusive quando explico sobre não ter pontuação..

Eu tive 15 pontos que não me serviram pra nada.. Eu entrei como se não tivesse pontuação nenhuma…

Qqer coisa estou a disposição.

Eric

1 03 2013
João

Olá Frata, moro no Rio de Janeiro e recentemente conheci uma estudante de medicina Sérvia. Para além de falar fluentemente bem inglês, ela tinha uma facilidade enorme de interiorizar as coisas. Reparei também que ela se vestia bastante bem e nunca esquecia de se maquilhar, independentemente do local onde ela fosse. Mas o que mais me sensibilizou foi seu jeito natural, quase que primitivo de ser… havia no olhar dela algo de maravilhoso, uma simpatia fora do comum. Companheirismo acima de tudo. Abraços.

4 03 2013
Frata

Com toda essa descrição só tenho uma pergunta… e aí pego? hahaha =)..
Realmente as mulheres Sérvias praticamente não conseguem sair de casa sem maquiagem.. elas são beemm vaidosas..
Valeu pelo comentário João
Aquele abraço e Ziveli =)

6 03 2013
João

Rsss…. peguei e não peguei…rs; ela se foi e eu fiquei. Agora o contato tem sido menor, ela tem a vida dela lá, e eu a minha aqui. Mas quem sabe um dia…

6 03 2013
Frata

hahaha.. te entendo.. quando eu viajei eu tive meu rolo.. só não foi com uma nativa da Sérvia.. mas esse esquema de cada um “segue” sua vida é bem por aí..

11 04 2013
Joao

Olá Frata, estou voltando ao seu blog porque voltei a me aproximar do mundo sérvio.rs. Estou um pouco indeciso sobre aquilo que devo fazer. Meu contato com a moça se intensificou nos últimos tempos, ao ponto de pensar num reencontro definitivo. Sei que as diferenças culturais são muitas, mas talvez seja isso que me leve por este caminho. Do que observou das moças sérvias, o que mais o encantou? e o que menos gostou?

11 04 2013
Frata

hehehehe.. muito bom João =)
Cara eu teria algumas coisas pra le falar, mas não seria a melhor pessoa a comentar sobre isso.. eu não me relacionei com nenhuma sérvia a esse ponto.. mas tenho uma ótima indicação. Quando fui a Sérvia em 2010 eu conheci um carioca que estava indo pra visitar a namorada. Hoje ele mora em Belgrado e ainda faz faculdade lá, ele tem um blog chamado Bem Vindo a Sérvia. Da uma olhada, além de ser interessante, você conversa diretamente com ele sobre isso.
Aqui está o facebook dele também. (Pode falar que foi minha indicação, eu já até fiz um post no blog dele)
Abração e boa sorte rapaz!

11 04 2013
João

Vou dar uma olhada, obrigado.

Deixe um comentário